CIAF - Soluções em Software

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência apenas digital emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços. É importante lembrar que a obrigatoriedade da emissão de notas fiscais depende dos marketplaces e suas regras e também do Estado onde se localiza o negócio.

   O assunto sempre gera algumas dúvidas, por isso neste artigo abordaremos algumas particularidades de cada tipo de nota fiscal e por que é importante emiti-las.

    Muitas transportadoras exigirem a emissão das notas fiscais para fazerem o transporte dos produtos, é também um fator determinante para a empresa estar em dia com o Fisco. Emitir notas fiscais é uma prática obrigatória em qualquer empresa que comercializa produtos e serviços.

Tipos de Notas Fiscais:

Os tipos de notas fiscais vão variar de acordo com o que o seu negócio faz e o que ele vende. Conheça um pouco sobre os diferentes tipos:

 

 NF-e: Nota fiscal Eletrônica

 Empresas que comercializam produtos e serviços. Utilizadas sempre que houver transações comerciais entre seus produtos e serviços.

 

NFS-e: Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos

Empresas que prestam operações de serviços, utilizam essa nota para cobrança por um serviço prestado.

 

NFC-e: Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor

 

Utilizada em operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao comprador.

Vantagens e outros benefícios:

    A grande facilidade que o empreendedor encontra ao emitir notas fiscais é, além de se manter em dia com a Receita Federal, é também a organização interna do seu negócio. Desta forma, fica mais fácil controlar o setor fiscal do e-commerce. A maioria dos marketplaces também exigem a emissão de notas fiscais pelo lojista, o que faz com que os vendedores se organizem e façam este processo de forma segura e correta.

     A utilização de um sistema de gestão ERP para a emissão de notas fiscais é muito importante, para realizar os processos burocráticos de emissão de notas de forma automatizada e integrada. Quando ocorre essa integração, a emissão de notas torna-se um serviço simples, mas que faz o empreendedor ficar tranquilo quanto aos impostos e à Receita Federal.

    Além disso, o compartilhamento de informações com o Fisco diminui assim a sonegação fiscal. Do ponto de vista do cliente, a NF-e do produto ou serviço também apresenta alguns benefícios como a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias.

    Quando o negócio passa a emitir as notas de forma eletrônica, através de arquivos totalmente digitais, diminui a demanda de armazenamento físico de documentos e melhora na gestão do capital de giro.

   As NF-e podem ser lançadas por qualquer modalidade de negócio, desde os MEIs até as grandes empresas, a emissão pode ser feita pelo ERP, que já integra todas as informações da empresa ou também pela plataforma do SEFAZ.

Impostos que incidem sobre a NF-e:

 

Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)

 

Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS)

 

Programa de Integração Social (PIS)

 

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

 

Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)

 

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

 

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

 

Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)

 

Como fazer a emissão de NF-e através do ERP?

 

Para emitir NF-e basta ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

(CNPJ), para que possa expedir nota fiscal quando for vender no e-commerce.

 

    Com a digitalização das Notas Fiscais, o processo ficou muito mais rápido e prático do que o formato de cupom fiscal que era todo feito de forma manual.

Para isso é preciso fazer um cadastro da sua empresa na SEFAZ do seu estado — tendo em mãos o Certificado Digital, e instalar o software correspondente à emissão de nota.

      Organização e integração

  A transformação digital mudou a forma como trabalhamos e organizamos os nossos negócios. Um sistema de gestão de confiança traz a tecnologia como aliada para facilitar o dia a dia do empreendedor e facilitar os processos burocráticos.

   Emitir notas fiscais é um processo importante e que deve ter a atenção do lojista. Quando a organização interna do negócio melhora, todo o processo fica otimizado. As notas ficam arquivadas no sistema, diminuindo erros de digitações e processos manuais. A emissão de notas fiscais fica muito mais facilitada quando o e-commerce está integrado ao ERP, tornando o trabalho descomplicado e mais eficiente.